Primary tabs

Embaixadora da Polónia visita Suavecel

A Embaixadora da República da Polónia, Katarzyna Skorzyriska, esteve hoje em Viana do Castelo para a sua primeira visita oficial à região. A embaixadora, acompanhada pelo Primeiro Conselheiro da Embaixada daquele país em Lisboa, foi recebida pelo Presidente da Câmara, que organizou uma visita a empresas do concelho onde poderá haver cooperação empresarial.

A visita, efectuada a pedido da embaixada polaca, começou com uma recepção na Câmara Municipal na qual foram abordadas as questões culturais e económicas e ainda os possíveis intercâmbios entre os dois países e, sobretudo, com Viana do Castelo. José Maria Costa, com o objetivo estratégico de lançar pontes entre a Polónia e empresas vianenses, apresentou o panorama empresarial da região, com destaque para as energias renováveis, a construção naval e a diversidade empresarial de Viana do Castelo. No final da sessão de boas vindas, Katarzyna Skorzyriska visitou, a convite do Presidente da Câmara, a Browning Viana, empresa localizada na Zona Industrial do Neiva que se dedica ao fabrico exclusivo de armas de desporto e caça. Sendo uma divisão do grupo belga FN Herstal, com mais de um século de experiência na conceção de armas de fogo, a Browning é a única fábrica de armas nacional e cativou a atenção da embaixadora, que questionou os responsáveis pela empresa sobre exportações para a Polónia, onde a caça é um dos desportos mais praticados.

A delegação visitou também a Suavecel, uma empresa fundada em 1996 que se dedica à transformação de papel, nomeadamente papel higiénico, rolos de cozinha, lenços e guardanapos. Com olhos postos na exportação, esta indústria tem vindo a tornar cada vez mais eficiente a sua produção, tendo chamado a atenção da embaixadora pela capacidade produtiva, qualidade e novação. No final das visitas, ficou assente o agendamento de um fórum empresarial para uma possível cooperação empresarial e institucional entre Viana do Castelo e a Polónia, tendo Katarzyna Skorzyriska sublinhado as fortes potencialidades de cooperação empresarial. Refira-se que a Polónia tem uma economia diversificada entre as indústrias da construção naval, produção de carvão, aço e energia eléctrica, sendo certo que a intenção do país aumentar o seu desenvolvimento económico, sobretudo com a entrada na União Europeia.

Publicações sugeridas

APOIO COMPETE 2020 - INTERNACIONALIZAÇÃO

Suavecel - Indústria Transformadora de Papel, S.A. congratula-se de ter o reconhecimento do Compete 2020 da valia e Mérito do Projeto de Internacionalização apresentado ao Aviso 19/SI/2015.

PME Connect Entrevista com Nuno Ribeiro, CEO da Suavecel

Notícias

Entrevistamos o Nuno Ribeiro, Fundador e Administrador Único da Suavecel sobre as suas experiências e perspetivas de liderar uma empresa Portuguesa de sucesso.